quinta-feira, 26 de março de 2015

25 de Março – Data Magna do Ceará


Monumento à liberdade, conhecido como Negra Nua.
Redenção - Ceará - Brasil
Ceará, terra da luz, 25 de março,  dia da Data Magna do Estado
O Ceará comemora, no dia 25 de março, a declaração da abolição da escravatura, realizada em 1884, quatro anos antes da assinatura da Lei Áurea, tornando o estado como a primeira província a decretar, oficialmente, o fim da escravidão no Brasil. Embora a data oficial seja 25 de março de 1884, alguns historiadores consideram que o evento ocorreu no dia 01 de janeiro de 1883, em frente à igreja Matriz, na Vila do Acarape, atual município de Redenção, em um ato marcado pela entrega das cartas de alforria às 116 pessoas escravizadas ali existentes, na presença de José do Patrocínio e de outros abolicionistas.
Após 130 anos do fim da escravidão, esse tema ainda gera polêmicas e discussões. Pesquisas acadêmicas no âmbito da História, da Antropologia e da Sociologia, realizadas nos últimos 20 anos, propõem um olhar mais crítico sobre a abolição, em especial, na perspectiva de resgatar o protagonismo dos próprios africanos escravizados na luta pela libertação.
Diante da relevância deste fato para a cidade de Redenção e para o estado do Ceará como um todo, a Data Magna contribui para o debate sobre este momento histórico, buscando compreender a atual configuração social do país. Por conta da abolição pioneira, o estado do Ceará ficou conhecido como “Terra da Luz”.
Francisco José do Nascimento (Canoa Quebrada, Aracati, 15 de Abril de 1839 — Fortaleza, 5 de Março de 1914), também conhecido como Dragão do Mar 1 ou Chico da Matilde, foi um líder jangadeiro, prático mor e abolicionista, com participação ativa no Movimento Abolicionista no Ceará, que foi o estado pioneiro na abolição da escravidão, doravante conhecido como Terra da Luz.